Programação MN


sábado, maio 28

[CONCERTO DUPLO] HANA KOGURE (JP) + EMMY CURL (PT)






































HANA KOGURE (Japan)
http://www.myspace.com/hanakogure
+
EMMY CURL (Portugal)
http://www.myspace.com/emmycurl

Bilhetes disponíveis ao balcão da cafeteria do MN a partir de Terça-feira 24 de Maio.

Reservas: mercadonegro.correio@gmail.com

Preço único: 4 euros.

--------------------------------------------------------
O PROJECTO "PALAVRAS AO VENTO"
(www.palavras–ao-vento.com)

Uma fusão cultural entre Portugal e Japão, a decorrer em Maio e Junho numa mistura criativa de Música e Poesia!

Palavras ao Vento é um projecto que pretende criar musicas originais e inovadoras, a partir do processo criativo conjunto da cantora e compositora japonesa Hana Kogure e do poeta português Tiago Patrício, num encontro entre literatura e música.

Trata-se de um passo na colaboração cultural entre o Japão e Portugal, dois países distantes entre si, mas com uma magnifica história de intercâmbio.
 

HANA KOGURE (Japan)
Murmúrio do vento pelos campos, chocalhos de água, o som de pássaros por cima, um coro de rãs, talvez um comboio a passar ao longe e conversas de gente ao perto. A nossa vida está cheia de música por toda parte, nós só precisamos de saber ouvir para continuar a música.

Portugal e Japão, dois países tão distantes, com paisagens distintas e que criaram músicas distintas. As cordas em instrumentos diferentes desenvolveram sons diferentes e com uma poesia diversa. E se misturarmos essas duas harmonias, o que irá acontecer? O encontro entre uma cantora e compositora Japonesa e um poeta Português, poderá dar origem a canções simples, melancólicas, canções do mar e do oceano, da noite e do dia, com os seus conflitos e dissonâncias.

A pesquisa, da cultura tradicional do Japão e de Portugal ocorre na cidade, na Fábrica Braço de Prata, no lado Oriental de Lisboa. As canções estão envolvidas por todas estas influências da tradição e da modernidade e pretendem ser algo de novo, experimentais mas concretas, precárias mas fundadas na palavra, na performance poética e musical.

Em 1543, os portugueses chegaram ao Japão e foram o primeiro povo ocidental a chegar tão longe. Desde então, iniciou-se um contacto cultural rico e fraterno, que se mantém até hoje, entre os dois países. Este projecto tem como objectivo continuar e aprofundar os laços culturais, numa cumplicidade artística que se enriquece com a história e a distância como impulsos criativos.


BIO
Nascida em 1983 em Chiba, Japão, desde 1999 que leva concertos a todo o Japão, como são exemplo o Osaka Ruido (Osaka, 2007-2010), Dress Akiba Hall(Tokyo, 2009), Sakira Performaning Arts Center(Shiga, 2007), TakuTaku(Kyoto, 2005).

A presença em Portugal tem sido marcada por concertos em vários pontos do país, como no espaço Maus Hábitos (Porto, 2008/2009/2010), no Cabaret Maxime (Lisboa, 2009), no Espaço Nimas, no evento "Japan in Lisbon" (Lisboa, 2009), Bixo Mau (Caldas da Rainha, 2011), entre outros em Lisboa, Porto, Coimbra e Caldas da Rainha.

Em 2008 recebe o convite de Norberto Lobo para participar no concerto que teve lugar no claustro do Museu de Olaria de Barcelos, e colaborando ainda no espetáculo de performance de dança de Hajime Fujita no Terreiro do Paço em Lisboa no mesmo ano.

EMMY CURL
Nascida em 1990 em Trás-os-Montes, Emmy Curl cresceu num ambiente artístico que a influenciou em diversas áreas: música, pintura, fotografia, etc. Frequentou o Conservatório de Vila Real onde estudou três anos de Guitarra Clássica e iniciou estudos em Canto Lírico durante apenas um ano. Com apenas 15 anos compõe a sua primeira canção, "Shadows and Butterflies" tendo entretanto produzido mais de 30 temas originais. Hoje continua a gravar mais canções no seu próprio estúdio, onde ela mesma edita, masteriza e produz.

Em termos sonoros, as suas canções apelam ao mais transcendente e etéreo do Dream Pop, induzido pela sua interpretação vocal suave que suporta com vozes secundárias envolventes, e pelas melodias flutuantes da sua guitarra. As letras que escreve em inglês dizem respeito a sentimentos pessoais, relações humanas, e ao amor, por vezes real, ou imaginário.
Integrando a recém-editada compilação "Novos Talentos 2010” da FNAC logo na 2ª faixa do 1º CD, fez já inúmeros show cases em diversas FNACS e apresentou-se com a sua banda em estreia absoluta no Delta Tejo no passado dia 2 de Julho, e no Sudoeste TMN no passado dia 6 de Agosto. Em Outubro, vai ter a edição de um EP com temas originais a convite da Optimus.

Emmy Curl encontra-se neste momento a gravar aquele que será o seu primeiro álbum de originais, que conta com a produção do conceituado Mário Barreiros. A sua edição está prevista para Fevereiro/Março de 2011. A sua originalidade, envolvência, e estética de nível invulgar já convenceram figuras de topo dos média nacionais e até internacionais. tendo já agentes de espectáculos em vários países interessados em participar na sua 1ª Tour.

Os primeiros passos de uma grande carreira estão dados.

até breve!

Sem comentários: