Programação MN


Follow by Email

terça-feira, maio 22

[AUDIOVISUAL] SESSÕES DE CINEMA DOCUMENTAL






























Sessões de cinema documental > 22 e 29 Maio > 22h00 > entrada livre
-----------------------------------------------

HORÁRIOS DAS SESSÔES_

Dia 22 de Maio > 22h00 > sala castanha > entrada livre

Conspiração da Lâmpada - Lightbulb conspiracy // sinopse

Baterias que 'morrem' depois de 18 meses de uso, impressoras que bloqueiam ao chegar a um número determinado de impressões, lâmpadas que se fundem às mil horas... Porque é que, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos de consumo duram cada vez menos?

"A Conspiração da Lâmpada" é um documentário que nos revela o segredo: obsolescência programada, o motor da economia moderna. O documentário, realizado por Cosima Dannoritzer e co-produzido pela Televisão Espanhola, é o resultado de três anos de investigação, faz uso de imagens de arquivo pouco conhecidas; junta provas documentais e mostra as desastrosas consequências para o meio ambiente que derivam desta prática. Também apresenta diversos exemplos do espírito de resistência que está a crescer entre os consumidores e recolhe a análise e a opinião de economistas, desenhadores e intelectuais que propõem vias alternativas para salvar economia e meio ambiente.

+

Dia 29 de Maio > 22h00 > auditório > entrada livre

Donos de Portugal // Sinopse

Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.

Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as grandes famílias cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base.

No momento em que a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.

Baseado no livro homónimo de que Jorge Costa é co-autor, Donos de Portugal foi produzido para a RTP 2 no âmbito do Instituto de História Contemporânea. O filme tem montagem de Edgar Feldman e locução de Fernando Alves.

Sem comentários: